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1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 28Código: 6389098

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Considere as seguintes afirmações sobre os elementos linguísticos indicados: 1 “Em contrapartida" (L. 4 e 5); “por outro lado” (L. 17): ambas as expressões estabelecem o mesmo tipo de relação no texto. Il “que faz” (L. 18); que apalpa corpos e superfícies (L. 23): a palavra “que” funciona como sujeito, nos dois casos. II “ora em disjunção”: (L. 20): por meio da elipse, evita-se, nesse trecho, a repetição do verbo. IV “embora a moldura (..) seja alegórica” (L. 23 e 24): se o conectivo sublinhado for substituído por “sem que”, não haverá alteração de sentido. Está correto apenas o que se afirma em A lelv. B Ilelll. C LlLelll. D Ilelv. E Lillelv.


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2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 26Código: 6389096

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A palavra ou expressão do texto que sintetiza o caráter barroco que costuma ser atribuído aos filmes de Glauber Rocha é A “contrapartida” (L. 5). B “chaves já conhecidas” (L. 5). € “embate dos corpos' (L. 7 e 8). D “ambivalência” (L. 13). E “encenação” (L. 14).


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3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 25Código: 6389095

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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No texto, “tabuleiro de xadrez” (L. 15) é uma metáfora da ideia contida na expressão A “movimento de expansão” (L. 11). B “exacerbação do gesto” (L. 12). C “natureza” (L. 14). D “horizonte” (L. 15). E “espaço demarcado” (L. 15 e 16).


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4(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 22Código: 6389092

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Tendo em vista o contexto, o comentário que NÃO se aplica ao trecho sublinhado é: “uma obra de maior vulto” (L. 1): funciona como uma expressão intensificadora. “A essa altura, seus biógrafos relatam” (L. 2 e 3): dá ideia de tempo e não de espaço. “registro oficial algum” (L. 7): posposto ao nome a que se refere, esse pronome tem seu sentido invertido. "daqui a tempos” (L. 17): no português atual, deveria ser substituído por “há”. "não poucos hão de ler esse livro” (L. 18): trata-se do presente do indicativo do verbo "haver", mas com ideia de futuro. mo nox


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5(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 16Código: 6389086

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Crônicas (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Leia atentamente este breve texto de Millôr Fernandes, constituído de um título e de apenas duas frases: Reflexão Pós-Muro Derrubar os heróis é fácil. Difícil é destruir os pedestais. A correta leitura desse texto permite afirmar que, A B c D E a partir de um determinado fato histórico, o autor transmite uma mensagem em tom proverbial. se os verbos “derrubar” e “destruir” trocarem de posição nas frases, o texto passará a constituir um paradoxo. com base na observação do cotidiano, o autor afirma que a queda dos mitos traz como consequência o fim das ideias que os acompanham. por não haver relação de sentido entre o título e as duas frases seguintes, o texto pode ser considerado um exemplo de nonsense. ao contrário do que ocorre com a palavra “heróis”, o termo “pedestais” deve ser entendido apenas em seu sentido literal.


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